projeto

autores

textos

pesquisadores

QUEM SOMOS?

 

Nossa equipe permanente e colaboradores convidados é multidisciplinar (sobretudo das  Áreas de Letras, História, Geografia e Turismo). A coordenação do projeto é sediada na Universidade Federal Fluminense – UFF / Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF, Niterói, Rio de Janeiro, que mantém Convênio de Cooperação Científica, por meio de seu Instituto de Letras e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com o Real Gabinete Português de Leitura,  cujo acervo é fundamental para todos que se interessam pelas literaturas de língua portuguesa, e o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras – PPLB, ao qual pertencem também os docentes que formam a Equipe Permanente. Pelo próprio perfil interdisciplinar e interinstitucional, aliam-se ao Instituto de Letras da UFF a Faculdade de Turismo e seu Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFF, os Institutos de Letras e de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Cátedra Almeida Garrett, do Instituto de Letras da UERJ, a Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Programas de Pós-Graduação sedimentados, além de outras Universidades parceiras, que se responsabilizarão academicamente pelos apoios aos seus docentes e discentes integrantes do projeto e pela expansão de suas atividades, em espaço universitário, com auxílios pontuais à realização de eventos, publicações, bolsistas e outras ações de divulgação do projeto. Aceitam-se também colaborações espontâneas de outros professores e pesquisadores,  que serão avaliadas para publicação. Para contato e mais informações: uffnepa@gmail.com

 

Além disso, há interlocução com: 1- Grupo de Pesquisa UFF/CNPq Estudos de Paisagem  nas Literaturas de Língua Portuguesa, liderado pelas Profas. Dras. Ida Alves (UFF) e            Marcia Manir Feitosa (UFMA), no âmbito do qual, com a colaboração de colegas atuantes em diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, procura-se defender a necessidade de atenção maior ao estudo da paisagem na escrita literária, com viés fortemente comparativo e interdisciplinar e  2-Projeto de investigação português “Atlas das Paisagens de Portugal Continental” em execução, há alguns anos, por uma equipe da Universidade Nova de Lisboa, sob coordenação, então, da Investigadora Dra. Isabel Queirós. Recentemente a coordenação é de Natália Constâncio (IELT) e Daniel Alves (IHC).

 

Ao defendermos percursos interdisciplinares que permitam um estudo mais dinâmico e mais atrativo das literaturas de língua portuguesa, insistimos na importância do contato permanente com o texto literário a partir desse operador de sentido que é a paisagem, como construção cultural, capaz de provocantes leituras literárias, históricas e espaciais (no âmbito do turismo cultural), com perspectiva de formação de novos leitores em ambientes virtuais.